Hoje ao lê o Evangelho do dia, o qual trata da Parábola dos Talentos, me impactei um pouco,ao vê a situação,quando da prestação de contas do que fizera com talento recebido aquele que recebera apenas um talento, e o devolvera ao seu patrão o mesmo talento,portanto sem nenhum lucro, diferente dos outros dois que o antecederam,que praticamente duplicaram os talentos recebidos. Fixando-me no texto em si, fiquei perplexo ao ver a reação ríspida do patrão contra este empregado,que embora não lhe tenha dado prejuízo, também não tinha lhe dado o lucro desejado.Neste momento surgiram em minha mente uma reprovação a dureza enorme da determinação do patrão em relação a este empregado. Tenho certeza, que todos que como eu, neste momento visualizaram superficialmente esta situação,se indignaram com a atitude do patrão daquele servo. Sabedores que somos,de que uma parábola, era apenas um método usado por Jesus para deixar claro o tema que Ele estava didaticamente apresentando, e sabendo que Deus,representado neste evangelho como o patrão .é justo e misericordioso, jamais agiria como o patrão da parábola, pois Ele mesmo disse,eu quero a misericórdia e não o sacrifício, nos leva a conclusão de que o servo negligente construiu o seu próprio destino. Mediante tal constatação,vislumbramos que foi o "Egocentrismo" que gerou o isolamento deste servo,que se ilhou em si mesmo,enterrando seus projetos junto com o talento, e descumpriu na prática,o Ide e Evangelizai". Esta parábola serve para nos autoanalisarmos, como temos agido,nos nossos relacionamentos sociais,pessoais, familiares, comunitários,fim evitarmos cairmos nas teias do egocentrismo, e consequentemente no isolamento que corresponde ao "choro e ranger de dentes"mencionado na parábola. Concluo, que só depende de nós o não enterrar os nossos projetos, evitando imitarmos o gesto pobre do servo que recebeu apenas um talento.Concluo,que só depende de nós,não nos ilharmos em nós mesmos e consequentemente crescermos em todos os ângulos do nosso existir.Encerro reafirmando que "Egocentrismo gera isolamento".
sábado, 27 de agosto de 2011
domingo, 14 de agosto de 2011
"O amigo invisível."
Hoje,na data comemorativa ao dia dos "PAIS",me veio a mente uma alusão,lida ou escutada não sei aonde, de que toda criança é egocêntrica, e se auto completa na sua infância,tendo sempre um amiguinho invisível, com o qual ele dialoga contínua e constantemente. Esta afirmação, me fez imaginar, que do outro lado do ciclo vital, ou seja na idade avançada, se faria necessário a presença deste mesmo amigo invisível nesta fase de vida, ou seja no" entardecer-anoitecer- existencial".Agora refletindo com mais profundidade,cheguei a conclusão,de que este amigo-invisível já existe, e outro não é, senão Jesus Cristo, Nosso Senhor e Salvador, com o qual podemos e devemos partilhar tudo o que ocorre conosco, como também tudo o que nos aflige,afeta, preocupa, e nos torna instáveis emocional,mental,psicológica e espiritualmente, utilizando o instrumento mais eficaz e eficiente,que outro não é senão a utilização da Oração,como método do encontro pessoal com o nosso amigo-invisível. Que neste aparente monólogo possamos crescer na fé,na espiritualidade e na intimidade com tão precioso amigo,que aos olhos dos que vêm limitadamente, com o olhar meramente humano,surge como "O Amigo Invisível".
domingo, 7 de agosto de 2011
"Evangelização Verde".
Hoje,ao ver um programa da Tv.Sec.XXI,no qual um sacerdote comentava sobre o novo projeto,que está sendo encaminhado ao congresso nacional,o qual versa sobre preservação ambiental me senti tocado a elaborar este texto. De imediato,mediante ao que vi e ouvi,senti que não haverá benefícios ao meio ambiente ou seja haverá até mesmo um retrocesso. Uma colocação do citado religioso,me deixou feliz,que foi a conclamação de todas as denominações Cristãs e da sociedade como um todo,a se irmanarem e empunharem a bandeira,em defesa a MÃE NATUREZA,a qual tem sido tratada de forma desprezível. Acho oportuno citar aqui versos de uma música de um amigo meu,João de Souza(o popular João de Brejinho), que diz o seguinte:"Florestal pede socorro pro seu destino,o fogo do progresso vem lhe queimar, o seu pranto é como a dor de um menino,que sofre calado sem reclamar". Estes versos, já tem alguns anos, e no entanto continua atual. Aqui venho lembrar também o ano da ECOLOGIA(que já dista décadas), e o documento oficial deste ano, que é uma carta de um cacique Norte Americano, ao presidente dos Estados Unidos da América,documento mais completo em defesa do meio-ambiente que eu conheço, no qual o autor desta carta,um selvagem,aos olhos dos "civilizados",da uma verdadeira lição de civilidade, respeito,carinho e conhecimento de causa, de que "Há uma ligação em tudo(título do citado documento-carta).Depois desta explanação eu me volto ao título deste artigo,"Evangelização Verde",conclamando a todos, e aos Cristãos em particular,independentemente da denominação religiosa que abrace,a se irmanar no amor e na defesa do meio ambiente,com o mesmo afinco do Amor ao Próximo,determinado por Nosso Senhor Jesus Cristo,haja visto, que ao meu ver tem uma correlação direta,pois amando a Natureza, estamos convictamente amando aos nossos próximos,os quais nos sucederão,sejam eles descendentes nossos ou não. Engajemo-nos nesta luta, viabilizando ações concretas,através do conhecimento do projeto que estará sendo votado no Congresso Nacional,como também com mobilizações através das redes sociais,pastorais,ONGs.,etc. Lembremo-nos Sempre,nada é mais VERDE,do que o EVANGELHO,pois ele é sinônimo de ESPERANÇA,no mais amplo sentido da palavra. "Ide e Evangelizai,é o sinal VERDE,para todos que habitam e amam o Planeta Terra.Empunhando a Bandeira da "EVANGELIZAÇÃO VERDE",concluo este artigo,com uma convocação a todos os homens de boa vontade:"Lutemos para que o VERDE não seja extinto do nosso amado planeta TERRA, que visto da Lua,pelos astronautas americanos,New Armstrong,Edwin Aldrin, e Michel Colins, o denominaram de PLANETA AZUL,e que aos nossos olhos terrenos, ele se perpetue VERDE,Assim Seja.
Assinar:
Postagens (Atom)