sábado, 27 de agosto de 2011

"Egocentrismo gera Isolamento"

Hoje ao lê o Evangelho do dia, o qual trata da Parábola dos Talentos, me impactei um pouco,ao vê a situação,quando da prestação de contas do que fizera com talento recebido aquele que recebera apenas um talento, e o devolvera ao seu patrão o mesmo talento,portanto sem nenhum lucro, diferente dos outros dois que o antecederam,que praticamente duplicaram os talentos recebidos. Fixando-me no texto em si, fiquei perplexo ao ver a reação ríspida do patrão contra este empregado,que embora não lhe tenha dado prejuízo, também não tinha lhe dado o lucro desejado.Neste momento surgiram em minha mente uma reprovação a dureza enorme da determinação do patrão em relação a este empregado. Tenho certeza, que todos que como eu, neste momento visualizaram superficialmente esta situação,se indignaram com a atitude do patrão daquele servo. Sabedores que somos,de que uma parábola, era apenas um método usado por Jesus para deixar claro o tema que Ele estava didaticamente apresentando, e sabendo que Deus,representado neste evangelho como o patrão .é justo e misericordioso, jamais agiria como o patrão da parábola, pois Ele mesmo disse,eu quero a misericórdia e não o sacrifício, nos leva a conclusão de que o servo negligente construiu o seu próprio destino. Mediante tal constatação,vislumbramos que foi o "Egocentrismo" que gerou o isolamento deste servo,que se ilhou em si mesmo,enterrando seus projetos junto com o talento, e descumpriu na prática,o Ide e Evangelizai". Esta parábola serve para nos autoanalisarmos, como temos agido,nos nossos relacionamentos sociais,pessoais, familiares, comunitários,fim evitarmos cairmos nas teias do egocentrismo, e consequentemente no isolamento que corresponde ao "choro e ranger de dentes"mencionado na parábola. Concluo, que só depende de nós o não enterrar os nossos projetos, evitando imitarmos o gesto pobre do servo que recebeu apenas um talento.Concluo,que só depende de nós,não nos ilharmos em nós mesmos e consequentemente crescermos em todos os ângulos do nosso existir.Encerro reafirmando que "Egocentrismo gera isolamento".

Nenhum comentário: