domingo, 30 de outubro de 2011

"Providencia é diferente de coincidência."

O corre-corre do quotidiano,tem nos tornado pessoas que não dispõem de tempo para analisarmos com mais critério o que nos envolve e nos acontece. Temos nos distanciado das coisas,aparentemente pequenas e insignificantes que nos acercam e que sem sombras de dúvidas se analisadas melhor, são fundamentais ao nosso existir. O mundo tem nos apresentado muitas evoluções, científicas, tecnológicas,informáticas,etc, no entanto no campo pessoal e introspectivo ainda nos encontramos na idade da pedra. Se não vejamos, no campo da espiritualidade:há excessos, multiplicidade de seitas,sob o rótulo de religião, fantasiosas promessas,sob a égide do emocionalismo puro e simples que arrasta multidões carentes e em alguns, não raros casos, ignorantes(no verdadeiro sentido da palavra),que necessitam urgentemente de soluções para os seus problemas,são iludidas com promessas fantasiosas, que na minha linguagem eu cognomino de "milagres-caldo-de-cana".Isto sem levar em contas,o quanto é oneroso o atendimento a esta necessidade. Não posso aqui desconhecer o valor da apresentação,mesmo nestas seitas,do Senhorio de Jesus,sobre o nosso existir, aqui sim um fator positivo.De negativo na metodologia usada por estas ditas "igrejas",uma contradição patente ao Livro dos livros, no qual elas dizem se basear, que é o facto de existir um versículo na Bíblia, que diz:"Dai de graça o que graça recebestes", mais infelizmente não é o que vemos na prática acontecer. Mediante ao exposto acima, venho justificar o título deste artigo:"Providencia é diferente de coincidência",facto que jamais deve ser esquecido pelos autênticos cristãos. O mundo está cheio de inovações sofisticadas, porém jamais poderá descartar os valores,que precederam tal evolução.Sobre a ótica do Cristão,se faz necessário filtrar sempre as situações que se nos apresentam diuturnamente, e pedir ao Senhor de todas as coisas, o dom do discernimento,fim sabermos separar o joio da coincidência, do trigo da providencia, em todos os momentos do nosso estágio terreno.Lembremo-nos sempre de que o autêntico combustível para atingirmos este discernimento, atende pelo nome de Oração. Na minha vida em particular já ocorreram muitos momentos em que a providencia Divina se demonstrou mais do que eficaz, entre os quais eu passo a relatar um que ocorreu comigo a menos de uma hora atras. Se não vejamos:Minha esposa resolveu deslocar o fogão de onde estava para acomodar em outro local, ai se fez necessário retirar o registro do botijão de gás, como a borboleta estava com defeito,ou seja só tinha um lado para desrosquear a citada borboleta, a pressão que foi dada no apoio que ainda existia,foi o suficiente para danificar o outro lado. Assim sendo tentei folgar o registro com leves toques de martelo, ai o quadro piorou, pois o registro saiu,mais a válvula de vedação abriu o botijão passou a vazar gaz fortemente ao ar livre. Neste instante um pequeno,porém aceitável pânico se instaurou entre os presentes, com receio de explosão, neste momento,reconheço ter me preocupado,porém procurando manter o equilíbrio,sai à cata de alguem que viesse me auxiliar,ou melhor,me socorrer,neste momento. Aqui se consolida a origem do título deste texto,senão vejamos:"Saí,meio sem rumo, sem saber aonde ir, e a quem recorrer,porém provido de fé na Providencia Divina, me dirigi a um rapaz,que trabalha no espetinho dezoito, e falei da minha situação,da minha necessidade de encontrar alguém que pudesse resolver para mim aquela situação, inicialmente ele disse que não conhecia ninguém que pudesse me socorrer naquela situação,no entanto ele entrou no seu estabelecimento,me levou até o seu fogão para entender melhor de que peças eu estava falando. e foi ai, exatamente ai, que a providencia Divina entrou em ação, um rapaz, que não mora nas redondezas, estava ali, e naquele exato momento foi comprar um refrigerante naquele estabelcimento, e ouviu nossa conversa e questionou é sobre gás que vocês estão falando? Ao que respondemos positivamente, ai ele disse, eu trabalhei alguns anos com gás, eu tenho uma noção, e no mesmo instante, após comprar o refrigerante,em outro estabelecimento,voltou deixou o refrigerante no local aonde se encontrava,mais especificamente num salão de beleza da região, e prontamente veio comigo e resolveu situação que me afligia.Analisemos agora, o quadro providencial, e ingerência direta de Deus nesta situação:1)O rapaz não vem frequentemente ali. 2)Foi comprar o refrigerante exatamente na hora em que estávamos tratando do assunto.3)Não era conhecido por nós. Após esta providencial ação Divina, perguntei ao jovem,quanto era o meu débito pelo serviço prestado, ao que ele disse que não havia custo nenhum(o que não oneraria em nada caso ele cobrasse pelo serviço desempenhado,aí eu fiquei mais endividado com ele, pois ha situações e gestos que nem o dinheiro paga).Por fim,procurei saber o nome do prestativo jovem, ao que me respondeu chamar-se Rafael.Ai eu cheguei a conclusão, que tal qual o ente celeste que deu origem ao seu nome, este também agiu como um verdadeiro anjo vindo em meu socorro. Concluo perguntando depois deste relato,da pra confundir PROVIDENCIA,com coincidência? Cristãos,a partir de mim, peçamos ao Espírito Santo de Deus, para crescermos no que concerne a Discernimento.A mim só resta buscar uma vida de oração e reafirmar "PROVIDENCIA é diferente de coincidência.

Nenhum comentário: